Organização de documentos e antecedência são essenciais na hora de ir à Estrutura de Missão da Aima. Crédito: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA.

Organização de documentos e antecedência são essenciais na hora de ir à Estrutura de Missão da Aima. Crédito: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA.

Como não errar ao ser chamado para ir à Estrutura de Missão da Aima

Confira dicas para evitar imprevistos e garantir o melhor atendimento na etapa de regularização migratória

20/12/2024 às 07:00 | 3 min de leitura
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Ser chamado para comparecer à Estrutura de Missão da Aima pode gerar ansiedade em muitos imigrantes, principalmente por conta das informações desencontradas sobre o que esperar e como proceder. 

No entanto, com algumas precauções, é possível garantir que o atendimento ocorra de forma tranquila e eficiente.

Confira o e-mail de agendamento 

O agendamento para comparecer à Aima costuma ser enviado por e-mail e, em muitos casos, a notificação ocorre de forma repentina, com pouco tempo até a data marcada. Por isso, é fundamental verificar sua caixa de entrada e também a pasta de spam regularmente.

Exemplo disso é a experiência de Thaynara Elen Barbosa, que demorou um ano e três meses desde o momento em que fez a manifestação de interesse até ser chamada para o atendimento. Ela deu início ao processo logo quando chegou a Portugal e conseguiu um trabalho. 

O e-mail com o agendamento foi recebido por Barbosa na noite da última segunda (16), com a data já para a tarde seguinte.

Reúna e confira a documentação necessária 

Ter todos os documentos corretos em mãos é um dos pontos mais importantes para garantir um atendimento eficiente. Isso inclui o passaporte, contrato de trabalho, comprovativo de morada (comprovante de residência) e o registro criminal atualizado.

No caso de Barbosa, convocada para o centro da Aima no Porto, a demora no atendimento foi causada por um problema relacionado a essa última documentação. 

“Demorou um pouco mais por um erro meu. Tive problemas para atualizar minha declaração de antecedentes criminais”, contou à BRASIL JÁ

Ainda assim, ela conseguiu resolver a situação no próprio edifício da Aima, solicitando uma nova declaração atualizada do registro criminal.

Em seu site, a Aima informa que os documentos que devem ser levados no dia da convocação são os seguintes:

Cuidados específicos com o registro criminal 

Para brasileiros, a declaração de antecedentes criminais pode ser solicitada online por meio do portal do governo federal

Vale lembrar que esse deve ser emitido no site oficial a nível federal e não estadual, como acontece em alguns dos casos. Apenas o registro criminal nacional, emitido em até noventa dias, é aceito na Aima.

No entanto, para imigrantes de outras nacionalidades, as regras podem ser diferentes. Há países em que é necessário fazer o pedido presencialmente no país de origem ou por meio de uma procuração. 

Isso torna ainda mais relevante o planejamento antecipado e a revisão de quais documentos são exigidos para o atendimento.

Chegue com antecedência ao local 

Chegar antes do horário marcado é essencial para evitar imprevistos. O acesso à Estrutura de Missão pode envolver filas e procedimentos de entrada que demandam tempo. 

Além disso, imprevistos no trânsito ou no transporte público podem atrasar a chegada.

Durante o atendimento 

Mantenha a calma e preste atenção às orientações dos funcionários. Em caso de qualquer dúvida ou erro identificado na documentação, informe-se imediatamente com os atendentes. 

Muitas vezes, é possível resolver questões simples ainda no local, como foi o caso de Thaynara Barbosa, que conseguiu atualizar o registro criminal sem precisar reagendar o atendimento.

O que fazer em caso de erro?

Para aqueles que perderam a convocação para atendimento, Manuela Niza, coordenadora da Estrutura de Missão da Aima no Porto, informou à BRASIL JÁ que a previsão é que esses imigrantes sejam notificados com um novo agendamento entre fevereiro e março de 2025.

Além disso, para quem teve o pedido rejeitado por motivos diversos, como a falta de pagamento, o coordenador-geral da Estrutura de Missão, Luís Goes Pinheiro, disse à BRASIL JÁ que os requerentes serão notificados até janeiro de 2025. 

A notificação será enviada para a morada registrada no sistema e o prazo para solicitar uma audiência prévia será de quinze dias. Nesse período, os interessados podem apresentar provas documentais ou outras evidências que possam reverter a decisão inicial.

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