Manifestantes exibem documentos de pedido e renovação de residência em Portugal junto à da sede da Aima. Em 18 de abril de 2024. Crédito: Miguel A. Lopes, Lusa

Manifestantes exibem documentos de pedido e renovação de residência em Portugal junto à da sede da Aima. Em 18 de abril de 2024. Crédito: Miguel A. Lopes, Lusa

Imigrantes protestam contra atraso em entrega de autorizações de residência

Cerca de cem pessoas se reuniram nesta manhã na porta da Aima de Lisboa

18/04/2024 às 12:10 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

Cerca de cem pessoas, sobretudo cidadãos do Bangladesh, Paquistão e Índia, foram na manhã desta quinta (18) para a porta da Agência para a Interação Migrações e Asilo (Aima), em Lisboa, para reclamar contra os atrasos da entrega dos cartões de autorização de residência.

A concentração começou cerca das 10h30 e um representante dos estrangeiros explicou aos jornalistas que o descontentamento tem principalmente a ver com o tempo de espera. 

Em alguns casos, disse, passa dos nove meses a demora para obter a renovação da autorização de residência.

CRISE: A operação tapa-buraco na cúpula da Aima

Ashiqul Islam protestava hoje com a mulher e a filha de nove meses, que já tem nacionalidade portuguesa porque nasceu em Portugal.

O casal, que veio de Bangladesh, quer levar a filha a para visitar os avós, mas não pode sair do país porque não tem a autorização de residência renovada para retornar a Portugal.

REFORMA? Novo governo quer avaliar extinção do SEF e criação da Aima

O imigrante contou à Lusa que, apesar de a filha ter nascido em Portugal, ele não pode pedir apoios sociais pelo fato de não ter o cartão renovado.

DESCASO: Mais do que números. A aflição de quem espera pela autorização de residência

Há pouco tempo, segundo o homem, ele foi a uma entrevista de emprego e acabou sendo excluído quando foi perguntado se ele tinha a situação regularizada em Portugal e ele precisou responder que não.

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens