Ministro da Presidência, António Leitão Amaro. Crédito: Déborah Lima, BRASIL JÁ

Ministro da Presidência, António Leitão Amaro. Crédito: Déborah Lima, BRASIL JÁ

Plano do governo cita prorrogação de vistos CPLP

Documento também menciona demonstração de meios de subsistência para imigrantes

03/06/2024 às 18:36 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

Um dos pontos anunciados nesta segunda (3) no plano de governo para migrações trata especificamente dos vistos para cidadãos de países CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), o que contempla brasileiros em Portugal.

O documento menciona que Portugal manterá o compromisso de acordo de mobilidade com os países e irá se empenhar para fazer melhorias necessárias aos procedimentos a que os cidadãos desses Estados estão sujeitos.

Atualmente, milhares de cidadãos com visto CPLP se sentem inseguros pois não sabem o que farão quando a autorização caducar. 

Neste sentido, o plano do governo indica que, "por intervenção legislativa de prorrogação, a caducidade dos prazos dos títulos de residência, cuja vigência já foi previamente prorrogada e, deverá ser de novo".

O anúncio pode ser interpretado como uma resposta parcial à angústia dos cidadãos CPLP, cujos vistos expiram no próximo dia 30. 

Segundo o governo, o intuito da medida é garantir humanismo e celeridade adminstrativa aos cidadãos dos países considerados irmãos.

Outra queixa frequente dos portadores de vistos CPLP é a limitação à circulação no Espaço Schengen e precariedade do documento —que hoje é tão somente uma folha impressa.

Segundo o governo, um dos objetivos do plano será promover o acesso ao Espaço Schegen aos que tenham o visto CPLP. 

Por outro lado, uma das medidas que já era esperada ia no sentido de tornar mais rígido o acesso ao visto. O plano apresentado pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, cita que cidadãos CPLP terão que demonstrar meios de subsistência. 

Outra promessa do governo é "agilizar os procedimentos relativos aos agendamentos para efeito de apresentação de pedidos de visto".

Leia mais

Plano para migrações anunciado pelo governo: o que muda

Mais da metade das queixas em plataforma de denúncias para imigrantes é de brasileiros

Presidente do sindicato da Aima sugere força-tarefa para recuperar meios de trabalho

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens