Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, durante visita à Índia. Crédito: Divulgação, Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, durante visita à Índia. Crédito: Divulgação, Comissão Europeia

A Europa que se rearma

Presidente da Comissão Europeia anuncia pacote de 800 bilhões de euros de investimentos em defesa

04/03/2025 às 09:43 | 1 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou na manhã desta terça (4), em Bruxelas, que a comunidade de países mobilizará 800 bilhões de euros para investimento em defesa.

O plano "Rearmar a Europa", afirmou a líder do Executivo comunitário em declaração à imprensa sem direito a perguntas, quer mobilizar o montante "para [alcançar] uma Europa segura e resiliente".

A proposta também envolve a disponibilização de 150 bilhões de euros em financiamento para os 27 Estados-membros da União Europeia, que poderão também destinar outros fundos europeus, como os de Coesão, para investimento na defesa e rearmamento.

MAIS: O outro lado da guerra

Von der Leyen falou que o bloco de países sofre ameaças graves e acrescentou que “a Europa está preparada para agir com a decisão e a velocidade requeridas”, e que os países precisam responder a necessidades de curto e longo prazo.

Bruxelas propôs uma flexibilização das regras orçamentais para incentivar o investimento na defesa sem que isso provoque um défict excessivo nas economias.

REPORTAGEM: Novos-velhos muros europeus

“Se os Estados-membros aumentassem as suas despesas com a defesa em 1,5% do PIB, em média, isso poderia criar uma margem orçamental de cerca de 650 bilhões de euros durante um período de quatro anos”, afirmou a presidente.

O plano para rearmar a União Europeia será enviado nesta terça às 27 capitais da comunidade e será debatido no Conselho Europeu extraordinário de quinta (6), em que também se discutirá o envio rápido de ajuda militar à Ucrânia, depois que os Estados Unidos suspendeu o envio de armamentos ao país.

*Com informações da Lusa

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens