Loja Aima em Lisboa. Crédito: Déborah Lima, BRASIL JÁ

Loja Aima em Lisboa. Crédito: Déborah Lima, BRASIL JÁ

Governo anuncia choque na gestão da Aima

Objetivo é acabar com fila de mais de 400 mil processos de residência pendentes

03/06/2024 às 18:23 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

O governo anunciou nesta segunda (3) um plano de choque na gestão da Aima, a Agência para Integração, Migrações e Asilo. As medidas incluem criar uma "estrutura de missão com recursos humanos, materiais e financeiros" para o órgão conseguir reagir ao caos administrativo que vive hoje. 

No plano apresentado pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, consta que será criada tal estrutura, viabilizada por "medidas extraordinárias de contratação que integre funcionários da Aima, Inspetores do ex-SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e, eventualmente, outros profissionais".

O que se prevê no governo é a implementação em duas fases:

- "Fase da apreciação expedita dos pedidos e documentação por equipas adicionais, com recurso em ferramentas digitais – segmento em back-office; 

- Fase do atendimento presencial relativo a pedidos de autorização de residência e a pedidos de renovação de autorização de residência, recorrendo-se, quando necessário a espaços especiais e temporários, com o apoio da sociedade civil e autarquias, para realizar o atendimento, verificação de documentos e recolha de dados biométricos". 

Em relação ao ponto acima, o plano do governo prevê que nos locais vão ser disponibilizadas "respostas de integração multidisciplinares —língua, formação, oportunidades profissionais, ligação às comunidades existentes".

Plano para migrações anunciado pelo governo: o que muda

Mais da metade das queixas em plataforma de denúncias para imigrantes é de brasileiros

Presidente do sindicato da Aima sugere força-tarefa para recuperar meios de trabalho

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens