A popularmente chamada Super Terça-Feira é a data em que, nos Estados Unidos, ocorrem as eleições primárias e são escolhidos mais de um terço dos pré-candidatos republicanos e democratas que irão às convenções dos dois partidos. Caberá a esses nomeados escolher os candidatos presidenciais de novembro.
As eleições primárias de hoje ocorrem em 15 estados e um território, e poderão ser decisivas para os dois partidos, especialmente para o Partido Republicano, que escolhe 874 delegados (36%) dos 2 429 que na convenção de julho vão escolher o candidato para a corrida presidencial.
Neste dia votarão os eleitores de 15 estados —Alabama, Alaska, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Virgínia— e ainda o território de Samoa Americana.
DO EDITOR: O sapo e a panela
No Partido Democrata, do atual presidente, Joe Biden, não há concorrência significativa para esta Super Terça-Feira. O que se espera é que ele vença com facilidade Dean Phillips e Marianne Williamson, depois de quatro eleições primárias onde Biden já reuniu 449 delegados, contra nenhum dos outros dois.
No Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump chega à Super Terça-Feira com uma vantagem de 122 delegados (77,2%) contra 24 delegados (15,2%) de Nikki Haley, a ex-embaixadora que insiste em seguir na campanha, apesar de uma desvantagem que pode aumentar na próxima semana.
DECISÃO: Supremo Tribunal autoriza que Trump seja candidato nas primárias
Nas mais recentes primárias republicanas, Trump venceu Haley na Carolina do Sul (onde ela tinha sido governadora) com 60% dos votos, e no Michigan, com 70% dos votos, mas Haley continua a garantir cerca de um terço dos delegados escolhidos até agora e tem conseguido angariar fundos para se manter nas urnas.
No domingo, Haley teve a primeira vitória nas eleições primárias contra Trump, em Washington DC, capital dos EUA, com quase dois terços dos votos.
ANÁLISE: O que esperar de um retorno de Donald Trump
A vitória é simbólica, já que Washington DC só tem 16 delegados dos 2 429 do país. Entretanto, a conquista dá fôlego a haley, embora seja cada vez mais provável uma repetição do duelo entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden.
Entre os democratas, a preocupação é que os eleitores repitam o comportamento das eleições no Michigan, onde 13% são indefinidos, o que significa que nenhum dos três candidatos agrada os votantes.
Com informações da Lusa