Entram em vigor nesta segunda (9) algumas mudanças no atendimento da Aima, a Agência para a Integração, Migração e Asilo.
Além da abertura do centro de atendimento em Telheiras, em Lisboa, a agência também anunciou no fim de semana que o funcionamento de postos de atendimento —chamados de lojas em Portugal— vai sofrer alterações.
Confira abaixo as mudanças.
Funcionamento de lojas em Lisboa
A partir desta segunda, o funcionamento das Lojas Aima I e II sofrerá as seguintes alterações:
• A Loja Aima Lisboa II, nos Anjos, vai funcionar exclusivamente para informações;
• A Loja Aima Lisboa I, na Avenida António Augusto Aguiar, será apenas para entrega de processos, no horário habitual, e entrega de títulos, das 12h às 16h.
Mutirão em centro de atendimento
Abre nesta segunda o primeiro centro para atendimento de imigrantes da Aima dedicado a resolver pendências de estrangeiros no país.
A mobilização para enxugar os mais de 400 mil processos empilhados na agência é uma promessa do governo, que criou uma força-tarefa para atacar o problema que afeta milhares de imigrantes.
O local vai funcionar em Telheiras, Lisboa, no Centro Hindu. É o primeiro polo de atendimento da chamada estrutura de missão.
O centro de atendimento funcionará entre 8h e 22h, e contará, claro, com o trabalho de funcionários da própria Aima e colaboradores de entidades da sociedade civil que já receberam formação técnica.
A estrutura conta com cem especialistas, 150 assistentes técnicos e cinquenta assistentes operacionais que deverão tratar especificamente dos procedimentos empilhados na agência.
Abertura de vagas
A BRASIL JÁ adiantou que vagas de agendamento de serviços seriam abertas neste e no próximo mês.
O presidente do Sindicado de Trabalhadores da Aima, Jorge Girão, afirmou que vê com otimismo a estrutura de missão criada, considerando que a força-tarefa trará melhorias na operação da agência.
Ainda assim, sabe a reportagem que muitos imigrantes têm tentado em vão ligar para conseguir agendar atendimento na Aima. A reclamação é ecoada por advogados que trabalham com estrangeiros no país.
Saiba mais:
Centro de atendimento da Aima: perguntas e respostas sobre o posto que abre na segunda
Aima: previsão de abertura de vagas em setembro e outubro
Presidente de sindicato admite desleixo na transição do SEF para Aima
'Um imigrante não é um criminoso', diz Jorge Girão, presidente do sindicato da Aima