Encerramento do Debate Orçamento do Estado para 2015, na Assembleia da República. Crédito: Luís Saraiva, PSD

Encerramento do Debate Orçamento do Estado para 2015, na Assembleia da República. Crédito: Luís Saraiva, PSD

Fim da manifestação de interesse entra em pauta de comissão da Assembleia da República

Em requerimento, deputado Fabian Rodrigues (BE) escreveu ser oportuno e pertinente que coletivos e associações de migrantes sejam ouvidos

11/09/2024 às 05:18 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

Entra em pauta nesta quarta (11), na comissão da Assembleia da República para assuntos constitucionais, direitos, liberdades e garantias, o fim da manifestação de interesse —o extinto instrumento legal que permitia a regularização de estrangeiros que já estivessem em solo português.

O tema foi levado à comissão pelo Bloco de Esquerda (BE), que justifica a provocação do debate afirmando ser necessária uma solução para a regularização de pessoas que vivem e trabalham em Portugal.

No ofício pedindo a inclusão do assunto nas discussões, apresentado em 25 de julho, o deputado Fabian Figueiredo (BE) escreveu ser "oportuno e pertinente" que representantes de coletivos e associações de migrantes sejam ouvidos pela comissão. 

Como é possível se regularizar sem manifestação de interesse?

Governo avalia solução para imigrantes que caíram em limbo sem manifestação de interesse

Antes do recesso parlamentar, que durou o mês de agosto, cerca de cinquenta associações ligadas à causa migrante divulgaram um documento se manifestando contra o fim da manifestação de interesse, que também afetou brasileiros. 

No texto, os representantes das associações afirmaram que a medida,"além de deixar de fora dezenas de milhares de pessoas que já estão a descontar para a Segurança Social portuguesa, também fecha as portas àqueles de que o país precisa"

Também é lembrado no requerimento do BE endereçado à deputada que preside a comissão, Paula Cardoso (PSD), que pouco antes do recesso o governo criou uma espécie de via expressa para os setores construção civil e esportes.  

A BRASIL JÁ publicou com exclusividade que a Aima se comprometeu a analisar processos de autorização de residência de atletas e treinadores estrangeiros em até dois dias

E de fato, nos doze dias seguintes à assinatura do acordo com as federações esportivas, a Aima fez andar 54 processos de residência, quase quatro processos analisados por dia

Segundo previsto na agenda da Assembleia da República, o tema será discutido a partir das 11h30. Entretanto, há outros assuntos que entraram na pauta e podem atrasar o debate sobre a manifestação de interesse na comissão. 

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens