Bento 16 (foto) renunciou em 2013, abrindo caminho para a escolha do papa Francisco Crédito: Wikimedia Commons

Bento 16 (foto) renunciou em 2013, abrindo caminho para a escolha do papa Francisco Crédito: Wikimedia Commons

Entenda o processo de escolha do novo papa

Rituais milenares, isolamento de cardeais e fumaça branca: como funciona o conclave e o que acontece agora no Vaticano

21/04/2025 às 11:13 | 2 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - DMX Investiments

A morte do papa Francisco, anunciada oficialmente pelo Vaticano na manhã desta segunda (21), dá início a um ritual solene e cuidadosamente coreografado da Igreja Católica: o processo de transição para a escolha de um novo pontífice. 

O enterro, como de costume, deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte. Conforme a tradição, os funerais seguem o que foi determinado previamente pelo próprio pontífice. Ele deve ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme seu desejo.

A Igreja entra então num período de luto de nove dias, conhecido como novemdiales, com celebrações diárias em memória do líder falecido.

Quinze dias após a morte do papa, começa o conclave: assembleia fechada em que os cardeais com menos de 80 anos – e que não estejam excomungados – elegem o novo chefe da Igreja Católica. A palavra conclave vem do latim cum clave (“com chave”), referindo-se ao isolamento absoluto dos participantes.

Durante o conclave, os cardeais são alojados na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, e transportados à Capela Sistina por meio de um túnel secreto. Lá, participam de uma missa e juram seguir as regras da eleição antes de começarem as votações.

As sessões ocorrem duas vezes por dia. Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos. Após cada votação, os boletins são queimados: se não houver consenso, a fumaça que sai pela chaminé da capela é preta; se um novo papa for escolhido, a fumaça é branca, sinalizando a eleição ao mundo.

Memórias e curiosidades dos conclaves anteriores

O conclave é um dos eventos mais antigos e enigmáticos do catolicismo. Embora sua estrutura atual tenha se consolidado ao longo dos séculos, relatos históricos indicam que o primeiro conclave remonta ao ano 33 d.C., quando São Pedro foi reconhecido como o primeiro papa.

Entre os mais emblemáticos da história moderna, está o conclave de 2005, que elegeu Joseph Ratzinger como Bento 16 em apenas dois dias – um dos processos mais rápidos já registrados.

Em contraste, o conclave mais longo aconteceu no século 13, levando quase dois anos até que o cardeal Tedaldo Visconti se tornasse o papa Gregório 10. A demora foi tamanha que os cardeais acabaram confinados em uma pequena sala e submetidos a uma dieta de pão e água.

Em 2013, o conclave que elegeu o papa Francisco teve um momento inusitado: uma falha técnica no forno confundiu o público ao emitir uma fumaça acinzentada, dificultando a identificação do resultado.

Já em 1978, o polonês Karol Wojtyla foi eleito como João Paulo 2º, tornando-se o primeiro papa não italiano em mais de quatro séculos.

Além disso, há registros de papas eleitos por erro ou pressão política, como o papa Formoso, cujo papado foi posteriormente alvo de disputas. Outros, como Clemente V, marcaram períodos conturbados, como o início do papado em Avignon, na França.

SAIBA MAIS:

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens